Muito se fala hoje em dia sobre públicos nichados e mercados bem segmentados, mas isso não é um impeditivo e nem uma restrição para você. Nichar significa definir uma área de atuação e um tipo de público que seja o ideal para o seu negócio, porém esse público não vai ter uma necessidade única.
Por exemplo, você tem uma sorveteria, seria estranho você vender roupa, mesmo que seu público ideal tenha interesse por moda, porém faz todo sentido você incluir açaí e paleta mexicana entre os itens da sua loja.
No texto de hoje, você vai entender o que é mix de produtos e como ele pode auxiliar a alavancar o seu negócio.
O que é mix de produtos?
Mix de produto é estabelecer uma gama de produto que faça sentido para o seu negócio que possa servir de apoio para seu produto principal. Esta é uma estratégia utilizada por vários negócios, mas é particularmente importante para aqueles que atuam com demandas sazonais para garantir que haja vendas ao longo do ano como um todo.
Um exemplo disso são as pessoas que trabalham com chocolate, a melhor época do ano é a Páscoa, mas ao longo do ano todo são criados gatilhos para que o público siga comprando o produto, apenas em um formato diferente, ao invés do ovo, barra ou bombom.
No caso de sorveterias, a alta é no período de verão, então cabe aos donos de negócios criarem a necessidade do público ao longo de todo o ano. Sejam promoções, lançamentos de novos produtos ou campanhas sazonais, o importante é manter o público sempre interessado no seu negócio.
Dicas de produtos, dentro do ramo da sorveteria, que podem te garantir vendas durante todo o ano
Pelo Brasil, ser um país com maior parte do território em clima quente, as lojas de sorvete não sentem tanta o problema da queda brusca nas vendas durante o inverno. Claro, o verão segue sendo o carro chefe, mas há consumo durante todo o ano.
No entanto, trazer algumas receitas especiais dentro de um cardápio sazonal pode ser uma estratégia interessante para fazer com que antigos clientes voltem à loja para experimentar as novidades.
- Receitas especiais
Nas receitas especiais, se enquadram aquelas que serão o diferencial da sua marca, elas precisam ter a cara do seu negócio. Não precisa ser uma coisa totalmente nova, pode ser a releitura de uma receita antiga, como um brownie só que vem acompanhado de uma calda quente de frutas vermelhas.
Ou ainda é possível inovar 100% e despertar ainda mais o interesse do público, uma forma de fazer isso é unir pratos gelados em receitas quentes. É o exemplo do sorvete de forno, causa estranheza ao ouvir, mas acaba chamando atenção e, consequentemente, atraindo mais clientes.
- Produtos similares
É interessante oferecer produtos que irão de encontro aqueles oferecidos em seu estabelecimento, assim você acaba ampliando o público que é atingido pelo seu negócio. No caso de uma sorveteria, esses produtos podem ser: paletas, açaís e milkshakes. Não são necessariamente sorvete, mas fazem parte do mesmo universo.
Além da gama de produtos, o que mais auxilia a fidelizar o seu cliente?
- Overdelivery: entregar além daquilo que o cliente esteja esperando, pode ser um recadinho personalizado especial na embalagem ou um brinde
- Atendimento prestativo: independentemente se o canal for digital ou físico, o atendimento precisa ser impecável. Além da qualidade do produto, o cliente se sentir acolhido é um dos fatores responsáveis para ele voltar e comprar novamente
- Entrega dentro do prazo estipulado: nada é mais frustrante do que se organizar para receber uma encomenda e ela não chegar. Seja por uma desorganização ou um problema, o cliente não pode ficar no escuro sobre quando ele irá receber os seus produtos
No blog de hoje, você aprendeu o que é mix de produtos e qual a importância de implementá-lo dentro do seu negócio, especialmente pensando em lojas de sorvete.
Somos uma empresa com expertise de mais de 35 anos no mercado de sorvetes, conhecidos como referências quando o assunto é maquinário com tecnologia avançada e qualidade.Ganhamos autoridade, pois oferecemos variedade em modelos de produtoras de sorvete, gelato, picolés e açaí, além de todos os acessórios necessários para auxiliar no modelo de negócios de sua sorveteria. Entre em contato com uma especialista e saiba mais!